sexta-feira, 6 de maio de 2011

“O Fetichista Pop”

O “cinema” de Kenneth Anger deve gerar opiniões extremas, daquelas “8 ou 80”. 
Escrevo cinema entre aspas porque tenho uma concepção (leiga) sobre cinema que difere um pouco do que vi em Anger. Os curtas dele seguem muito mais a linha característica de clipes, comerciais e vinhetas... é coisa pop mesmo. Seria então um cinema alternativo?!

Kenneth não se limita. De forma que não sei nem dizer aonde ele ultrapassa os limites. Sem diálogos, apenas imagens simbolizadas, sobrepostas... num elo criativo cujas idéias dispersas se unem seqüenciadas em relação direta e irônica com as músicas de fundo... uma arte de expressão bem pessoal!

“Pessoal” porque se finca no que eu chamo de lógica da inspiração, que é quando o artista aparentemente cria a partir de um processo de epifanias, sem uma ordem orgânica de criação... Como se de alguma maneira a ordem se criasse por si só no processo, e não anterior a ele.
Também digo “pessoal” porque só gosta quem entende o artista. E só gosta porque entende. Aos que não entendem, resta o não gostar... Mas há de convir também que há os que não gostam, mesmo entendendo...  questão de gosto é sempre pessoal.

Em “Scorpio Rising” e “Kustom Kar Kommandos”, vejo fetichismo e uma ode à masculinidade em tom homoerótico. Motos, carros, velocidade... Passam-se os anos, os homens crescem e os brinquedos só mudam de tamanho... 
Invocation of my Demon Brother” é mais experimental, portanto mais interessante. Anger lida com o suave desaparecimento de planos, sobreposição e justaposição de imagens, demonstrando uma economia narrativa que se mantém em “Lucifer Rising”.
Dos quatro que citei, acredito que o último seja o que apresenta uma maior preocupação com um roteiro. Nele, ressalvo também a captura de imagens incríveis tais como o nascimento de um jacaré, ou larvas de um vulcão... (youtube)
Kenneth Anger é, sem dúvida, um visionário. 
Aprecio suas escolhas, mas nem tanto o resultado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já falei que tenho inveja de ti? Já né... Enfim, hoje ele vai estar lá prum bate-papo, eu acho. Tenta ir. E vê também a Naomi Kawase. Não sei quando vai começar a mostra dela, mas dizem que ela é onda. Ai Belém...

Cauby

Juliana Maués disse...

MEU DEUS, MARIANA: http://www.mostrahitchcock.com.br/ !
(ah: cadê teu facebook?)