sábado, 21 de setembro de 2013

Minha vida em livros

Com base nos livros que tenho aqui nessa casa, respondo a "tag" Sua vida em Livros.

1) Um livro para cada uma das minhas iniciais:
M - A Moreninha, Joaquim Manuel de Macedo
B -  A Branca voz da solidão, Emily Dickson
H - História do olho, do George Bataille
G - Grande Sertão Veredas, do Guimarães Rosa

2) Conte sua idade pelos livros de sua estante: qual é o livro?
Tenho 23 anos. Contando de cima pra baixo, o 23º é o livro infantil O gato e o Diabo, do James Joyce.
ERRATA: Tenho 24. Hahaha, sim, eu não sei quantos anos eu tenho. E olha que estou mais perto dos 25, do que dos 23. Mas vou manter a resposta.. e informar que o próximo livro seria A Grande Questão, do Wolf Erlbruch. Grata! (atualizado em 25/9)

3) Encontre um livro ambientado em sua cidade/estado/ país
Em Niteroi ou em Belém? RJ ou PA? Escolhi o Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, do Marçal Aquino. Porque as gravações do filme homônimo são em Santarém/PA e no Rio de Janeiro/RJ.

4) Escolha um livro que se passe em um lugar que gostaria de conhecer
Nove Noites, do Bernardo Carvalho. Esse livro me impulsiona a conhecer o Xingu, e outros lugares também. Fazer uma viagem em busca de alteridade. 

5) Escolha uma capa de livro com sua cor preferida
Não tenho uma cor favorita, mas estou na fase do amarelo, então escolho o Crítica, Teoria e Literatura Infantil, do Peter Hunt.

6) Que livro te traz boas lembranças?
Não consegui escolher só um (sou libriana, e me sinto orgulhosa por ter omitido outras 2 opções, significa um crescimento pessoal em relação a essa questão sobre "decisão", rs). Então, cada opção se refere a uma fase da vida, pronto.
Macanudo, do Liniers,  Amendoim, da Eva Furnari (meu preferido na infância, readquirido depois de grande), e Hitchcock, catálogo com a coletânea de textos da mostra sobre o cineasta no CCBB.

7) Qual livro você teve mais dificuldade em terminar?
Em 2010, eu acho, li o Ser e Verdade, do Heidegger ... e, por vários motivos, mas todos muito óbvios, sofri .

8) Que livro ainda não lido lhe trará a maior sensação de "missão cumprida"?
Anna Karenina, do Tolstoi, que comecei duas vezes e não terminei. Estou há uns 5 anos nessa lenga lenga. Gosto desse livro, mas ele exige dedicação. E eu sou muito efêmera...

4 comentários:

Jurubeba disse...

Hahah quando li "23", fiquei me sentindo extremamente velha (à porta dos 26). Tá, eu sabia que tu eras mais nova, mas não achei que fosse tão mais nova assim! Até rejuvenesci um pouco lendo esse "24" agora.

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana disse...

hahaha, cara, esse negócio de idade não funciona pra mim. Perguntaram outro dia e eu disse que ia fazer 26. Aí parei dois instantes, lembrei do que escrevi no blog (e nessa hora lembrei do equívoco), depois pensei no meu ano de nascimento... ou seja: alzheimer.

Jurubeba disse...

hahahah eu sempre esqueço as idades dos meus irmãos e sempre me assusto quando faço as contas e percebo que o mais novo (vulgo meu filho) já tem 20.