terça-feira, 3 de setembro de 2013

Brigadeiro !

Foi descoberta a receita de brigadeiro mais sensacional e mais simples de todos os tempos, hahaha. Ao invés de usar a "tradicional" receita que exige o leite condensado "Moça", da Nestlé, experimente outras marcas cuja textura do produto seja menos densa. Normalmente o leite condensado das embalagens em caixa são mais líquidos e tecnicamente isso deve fazer alguma diferença no "cozimento". 
Na minha opinião faz sim. O processo todo demora um pouco mais, no entanto o doce gruda menos na panela se você não tiver preguiça de misturar. E fica até mais fácil de mexer sem parar, já que não embolota logo. E assim que o doce fica mais espesso, já é hora de desligar o fogo.
Ok, vamos para os ingrediente e instrumentos de uso.

Eu já tinha usado todas as marcas como teste, todas as quantidades possíveis de achocolatados e chocolates em pó (sim, tem diferença!), tentei inclusive adicionar ingredientes extras, mas essa receita venceu, por dois motivos: custo-benefício e beleza, rs.

1 caixa de leite condensado Itambé
1 colher com margarina Qualy
5 colheres "de sopa" (ou 7 colheres rasa) com achocolatado Toddy
1 panela média (não precisa ser daquele material antiderrapante)
1 espátula de silicone

Modo de preparo:
Aqueça a panela, coloque a margarina e deixe derreter. Adicione a caixa de leite condensado e misture, em fogo médio. Logo em seguida, acrescente o achocolatado e não pare de misturar. Magicamente nada gruda em nenhuma superfície enquanto você mistura com espátula de silicone. Viu? Não tem muito mistério... e ficou assim:





Outras informações extras: 
1) Se desejar granulado, sugiro um de chocolate meeeesmo, tipo esse que usei. Aqueles granulados de pacotinho de supermercado salvam, mas não deixam o mesmo sabor pois são muito açucarados. Ou use raspas de chocolate!!! {usar chocolate em pó, ao invés de achocolatado também deixa mais saboroso, mas dependendo da marca o produto é o dobro do preço}

2) Com essa receita você consegue fazer o formato de brigadeiro em bolinhas. Se quiser atingir aquela textura cremosa de "brigadeiro de colher", acrescente duas colheres "de sopa" (ou uma colher bem cheia) de creme de leite sem soro. O doce fica com textura mais leve e o saber mais suave.

{depois de pronto, eu dividi em duas porções e em uma delas acrescentei o creme de leite que já estava aberto na geladeira, por isso com uma consistência mais cremosa... ficou supimpa! }

3) Existem vários livros com receitas de brigadeiro. Mas eu gosto muito desse daqui, da doceira Juliana Motter, porque ela conta um pouco sobre a história do doce e traz também várias receitas diferentes, nada difíceis. 
Lembro de duas dicas de receitas muito boas, uma ensinava a fazer o brigadeiro com { doce de leite } e outra a acrescentar ovo (pra quem não sabe, a clara é o ingrediente que contribui para a união dos ingredientes). Fica muuuuito bom também, assim como usar chocolate em pó ao invés de achocolatado, mas como disse anteriormente, optei por essa receita porque deu certo e ela é super simples e mais barata.


Outros livros sobre o docinho brasileiro:
  • Brigadeiros e Bolinhas, de Marcia Zoladz, pela Ed. Publifolha.
  • Brigadeiro Gourmet, pela Ed. Lafonte

Nenhum comentário: