sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Abril encerra revista BRAVO! ????



Ontem à tarde entrei numa banca de revista e fiquei iluminada pela BRAVO!. O motivo da capa é exatamente o motivo das minhas duas últimas aulas. Só não comprei a revista porque não tinha um tostão furado no bolso, e o revisteiro old school não tinha a máquina de débito/crédito.
Chegando em casa, coloquei uma edicção antiga (nº173) sobre a mesa e o notebook, numa espécie de exercício memorial "amanhã não posso esquecer de comprar"...
Decidi abrir a internet.
De link em link, PÁ: fim da revista BRAVO! A Editora Abril teria enviado um comunicado aos funcionários dia 31/08... mas, ainda não rolou nenhum aviso oficial aos leitores, apesar da previsão de que este seria dado ontem (01/08).

Estou desolada.
E muito arrependida de não ter comprado todas as edições.
Estou me corroendo.

Quem me conhece sabe que sempre defendi a revista, desde quando residia em Belém. Sou apaixonada pela diagramação e pelo fato dela ser uma revista estritamente cultural. Mesmo sendo restrita ao eixo Rio - São Paulo. 
Aprendi muita coisa ali. Matei minha curiosidade várias vezes e despertei outras lendo as sessões, colunas, indicações de programação, entrevistas, e etc, que sempre se apresentaram bem escritas e pertinentes, com conteúdos voltados para a erudição, para o pop, para o clássico e o novo... tudo junto. Era a mais íntima e mínima porta de diálogo sobre arte e cultura no meio impresso brasileiro. E digo "mínima" quer seja pelo caráter elitista, quer seja pelo teor editorial... é muito difícil competir com cultura de massa, revista de fofoca, resumo de novela... e, sobretudo, com a própria internet.

Esta porta está se fechando... Não sei mais o que dizer...
Estou desolada... mesmo.
Com certeza não esquecerei de comprar essa edição amanhã.

--- Em: 03/08

A Juliana Maués me enviou um email com esse link {aqui}, falando melhor sobre o tema. Sim, houve um pronunciamento no dia 01/08. O texto não informa exatamente onde e como foi dado o comunicado pelo presidente da Abril, mas esclarece melhor o fim das revistas...
Ainda assim, eu sinto falra de ler uma carta aos leitores, um aviso no site, qualquer coisinha assim direcionada ao público das revistas... =/

3 comentários:

Carola disse...

Tô muito feliz de voltar a ler teus textos, apesar da notícia triste.

Felipe disse...

Fim de uma era, Bravo! ficou pra mim como uma das lembranças do período de enxurrada de descobertas que foi o ano de 2006.

Mariana disse...

É, Carol e Felipe, a força da escrita vem dessas derrotas da vida.