terça-feira, 2 de julho de 2013

Infantis recém chegados à livraria, editora SM

A editora SM lançou grandes livros (livros grandes) em textos adaptados. Ainda não os li, mas me impressionou muito a proposta de lançar Gargântua. Estou realmente curiosa... Até porque eu sinceramente não conhecia a história até pouco tempo, e quando tive contato me pareceu algo que jamais seria relacionado ao mundo infantil, porque o original tem conteúdo considerado obsceno, impróprio e por aí vai. É a típica história censurada ou que gera polêmica. 
Conheci através de um livro do Bakhtin "A cultura popular da Idade Média", livro relacionado a estudos sobre cultura cômica popular. Nele, eram descritas cenas de vocabulário bem grosseiro, escatológico, abjeto. Logo, meus olhinhos brilharam. Acho o Bakhtin um chato, mas não da pra negar que ele saca umas coisas bem interessantes. Enfim, publicaram para crianças literatura de realismo grotesco. PRECISO LER ISSO.


Outra feliz novidade é "A máquina do poeta", uma confidência do Drummond para o Mário de Andrade a respeito da sua crise com a escrita... O poeta confessando acreditar que não nascera para escrever.
O ilustrador Nelson Cruz consegue trabalhar com esse questionamento sempre inerente ao poeta Drummond, com ilustrações sombrias, soturnas, que revelam tristeza e o desconforto emocional. Uma bela homenagem às correspondências que Drummond trocava com Mário. 




Lembrou-me logo o poema que se inicia assim: "Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro, inquieto, vivo."
Acho que as imagens do Nelson Cruz conseguem retratar bem isso, essa crise e agonia poética, que se torna motivo de vários poemas do Drummond. São imagens que também são poesia, e que inundam uma vida inteira.

Nenhum comentário: