sábado, 5 de março de 2011

Os melhores poemas

Uma opinião - ainda não tão clara e definitiva - circula sobre a ideia de que o efeito estético do poema está em grande parte escondido sob o campo semântico das palavras, e não apenas na sua estrutura.
Isso recai sobre aquela velha discussão sobre forma e conteúdo que, sinceramente, já perdi a paciência. Nem tanto por falta de entendimento, mas por impaciência em relação ao extremismo das abordagens. Como sou pacificadora, acredito numa "forma de conteúdo" como meio mais prático e lógico de lidar com qualquer análise estética. E sobre a arte das letras, penso que não seja diferente.

Voltando ao que eu dizia sobre campo semântico e resumindo essa questão: o poeta usa as palavras para se expressar, escolhe aquelas que mais se aproximam da sensação de que estas mesmas palavras são imagens (representações) e assim estabelece relações semânticas, criando um novo campo, um campo metafórico. Portanto, aquilo que o poeta diz ou pretende dizer é princípio fundador do como ele se expressa.

Na minha opinião, o melhor poeta, aquele que faz os melhores poemas, é o artista que consegue criar a representação mais perfeita de algo-significado, por exemplo os sentimentos. Não são significados referentes a conceitos, mas algo concebido de uma ideia a respeito de. Essa perfeição a que me referi tem a ver com a concepção aristotélica de "unidade" (das heranças teóricas, essa é a que mais acredito com convicção).

Penso que o campo semântico mais perfeito é aquele em que todos os elementos do poema (sejam estes estruturais, fonéticos ou fonológicos, semânticos e morfossintáticos, etc), estejam correlacionados de maneira una, numa coerência harmônica em favor do sentido do poema como um todo.

2 comentários:

Felipe disse...

Já te falei inúmeras vezes de como tenho dificuldade em ler (e entender) poesia. Pensando melhor depois de tanto tempo de relação conflituosa com os poetas acho que o certo não é dizer "dificuldade" mas "consciência do trabalho que dá", rs.

"o poeta usa as palavras para se expressar, escolhe aquelas que mais se aproximam da sensação de que estas mesmas palavras são imagens e assim estabelece relações semânticas, criando um novo campo, um campo metafórico"

Incrível como essa tua exposição tão simples e sucinta já fez com que eu me sentisse um passo mais próximo de uma relação "saudável" (uahiahuah) com a poesia. Estou esperando a análise do poema!

ANA disse...

Faço minhas, as palavras do Felipe...
A dona Izete também leu e gostou (depois pergunta a ela): és neta de poeta, mas com mais conteúdo e conhecimento de causa!!!
Enfim, continua pois estás indo muito bem.
Sempre fã,